terça-feira, 1 de maio de 2012

PLANEJAMENTO DE AULA

No planejamento de aula,o professor especifíca e operacionaliza os procedimentos diários para concretização dos planos de curso e de unidade.
Ao planejar uma aula o professor:
-Prevê os objetivos imediatos a serem alcançados(conhecimentos,habilidades,atitudes);
-especifíca os itens e subitens do conteúdo que serão trabalhados durante a aula;
-define os procedimentos de ensino e organiza as atividades de aprendizagem de seus alunos(individuais e em grupo);
-indica os recursos(cartazes,mapas gerais,livros,objetos variados)que vão ser usados durante a aula para despertar o interesse,facilitar a compreensão e estimular a participação dos alunos;
-estabelece como será feita a avaliação das atividades.
Portanto,planejamento de aula "é a sequencia de tudo que vai ser desenvolvido em dia letivo(...).É a sistematização de todas as atividades que se desenvolvem no período de tempo em que professor e aluno interagem,numa dinâmica de ensino-aprendizagem".
Além disso,o plano de aula deve estar adaptado às reais condições dos alunos:suas possibilidades,necessidades e interesses.
Ao elaborar o seu plano de aula o professor deve levar em conta as características dos alunos e partir dos conhecimentos que eles já possuem.Por isso,é importante que o professor faça uma sondagem do que os alunos já sabem sobre os conhecimentos a serem desenvolvidos.
Em geral,o plano de aula do prefessor assume a forma de um diário ou semanário



Posted: 16 Apr 2012 08:57 PM PDT





PROJETO LEITURA TEMPO DE LER





O presente projeto foi desenvolvido numa turma de alfabetização, mas pode ser adaptado para qualquer série do ensino Fundamental I.

 a para a participação familiar, comecei a me questionar o que poderia fazer para que meus pequeninos tivessem contato com a leitura fora da escola. Sei que embora o professor seja um referencial na vida da criança, ele sozinho provavelmente não consegue sustentar o gosto pela leitura, afinal se ele lê, mas em casa não há esta realidade, a leiturapode ser vista como obrigação só da escola, daí elaborei este projeto, propôs a a oficina
de apresentação para os pais levando em consideração a dificuldade que muitos poderiam apresentar (há pais analfabetos), propôs que caso não soubessem ler, poderiam pedir a um filho mais velho, ou a um vizinho, na oficina desenvolvi uma atividade com leitura de imagens e pedir que caso necessário realizassem este tipo de leitura par seus filhos, afinal todos os livros utilizados foram cuidadosamente selecionados prevendo esta dificuldade.

E quando os alunos receberam pela 1ª vez a sacolinha (confeccionei com TNT e decorei com CD velho formando um relógio com uso da cola colorida optei pelo relógio por que o nome do projeto era TEMPO DE LER).

Nossa!, era preciso ver o contentamento dos pequeninos! Houve alunos que no decorrer do projeto queria levar um livro todo dia. Para meu espanto houve até pais que procuraram a escola, queriam estudar para melhor ler para seus filhos.

E lógico que nem tudo são flores, há sempre alguns que não correspondem com nossas expectativas, mas acreditem, valeu! valeu tanto que pretendo dá sequência ao projeto.
Adevanucia (Nucy)

PS. Trabalho em uma comunidade da na zona rural do município de Santa Luz/ BAHIA



PROJETO DE LEITURA


TEMA O despertar da paixão por livros: Uma busca pelo letramento.


SUB TEMA É tempo de ler.


        TEMA

O despertar da paixão por livros: Uma busca pelo letramento.

SUB TEMA É tempo de ler.

PROBLEMÁTICA Para ser alfabetizado hoje, o sujeito precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada e sofisticada. Daí, como a escola pode contribuir para o contato e a formação do leitor – letrado? A parceria escola e família podem fazer acontecer o letramento sem perder de vista à formação de leitores apaixonados?

JUSTIFICATIVA A pr
eocupação com o desenvolvimento do conhecimento, justifica-se pela contribuição indispensável que as práticas de leitura assumem desde a infância na formação de leitores. Para Feud Linard “num país castigado pelo analfabetismo, projetos de incentivo a leitura são mais que bem-vindos: são fundamentais”. Diante disso, o desafio é trabalhar com crianças do Ensino Infantil o prazer da leitura ainda na fase de alfabetização. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossas crianças e, despertar a paixão por livros. O presente projeto apóia-se na tória de Vygostsky que para ele, além do desenvolvimento real, que encerra as atividades que a criança é capaz de realizar autonomamente, existe o nível de desenvolvimento potencial, no qual se incluem as atividades que ela consegue realizar mediante a colaboração de um adulto ou de pares mais capazes. Entre ambas as zonas, existe uma terceira zona, chamada de desenvolvimento proximal, a qual, ele postula que é nela que o bom ensino deve incidir, desvendando os caminhos por onde o desenvolvimento infantil pode seguir.
OBJETIVO GERAL
•Integrar família e escola no processo de desenvolvimento das habilidades leitoras desertando o gosto, prazer e interesse p
ela leiturapor meio da realização do Tempo de Ler.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

•Envolver a família nas práticas de leitura;

•Colocar o aluno em contato com variados livros;

•Desenvolver a linguagem verbal do aluno;

•Resgatar a atenção da família para com a criança;

•Motivar o aluno a querer ler;

•Desenvolver a paixão por livros;

•Promover a aproximação aluno, escola e família;

•Atender a demanda atual de formar leitores apaixonados pelo ato de ler;



METODOLOGIA Inicialmente, será feita uma oficina de apresentação para a família, colocando-a em sintonia com a proposta do projeto.

As atividades seguintes serão feitas em sala de aula, a partir da leitura de um tipo de texto a cada semana/ aula e, a partir do qual desembocará todos os trabalhos propostos em sala.

A leitura feita em sala poderá variar entre: Textos Informativos, Bíblicos, poesias, parlendas, piadas, contos, músicas, versos de cordel, histórias infantis, receitas, listagem, rótulos, etc.

Paralelo ao trabalho do professor em sala, às Sexta-feira, cada aluno levará um livro em uma sacola decorada, que deverá ser lido em família e, no retorno à escola, o aluno deverá transmitir aos colegas a experiência do Tempo de Ler recontando a história.

Mensalmente os pais preencherão uma ficha de acompanhamento do projeto.

RECURSOS

Humano

livros

textos diversos

sacola do projeto

músicas

som

TV

papel diversos

CD

DVD

tesoura

tinta

lápis de cor

fantoches

cola

caracterização de personagem

DURAÇÃO 30 de Maio a 14 de Novembro



AVALIAÇÃO Será feita por meio das fichas de acompanhamento mensal que juntamente com a coordenação pedagógica da escola será feita discursões para adequar o projeto às necessidades geradas e, ao termino da duração prevista para a aplicação do projeto, haverá uma avaliação geral com a presença da família



REFERÊNCIAS

NOVA Escola. A revista de quem educa. Edição Especial LEITURA. Nº18. Abril, 2008.



RIBEIRO, Vera Masagão. Ensinar ou Aprender? Emília Ferreiro e a alfabetização. 2. ed. Campinas, SP: Papirus,1999.





ANEXOS - PROJETO DE LEITURA

TEMA O despertar da paixão por livros: Uma busca pelo letramento.
SUB TEMA É tempo de ler.


1. CONTROLE DE ENVIO DE LIVROS
(tabela de três colunas com DATA/ NOME DO LIVRO/ ALUNO


2. FICHA DE ACOMPANHAMENTO DA FAMÍLIA


SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE!


QUEIRA POR GENTILEZA LER E ESCOLHER A OPÇÃO QUE RESPONDE A QUESTÃO.


NOME DE SEU FILHO ________________________________________ ________


Como você considera o ato de ler semanalmente para seu filho?


GRATIFICANTE ( ) CANSATIVO ( ) MARAVILHOSO ( ) MUITO BOM ( ) MUITO TRABALHOSO ( ) OUTROS ( ) o quê? _______________________


Foi difícil fazer a leitura para seu filho?


NÃO ( ) FOI SÓ UM POUCO ( ) FOI MUITO DIFÍCIL ( )


Seu filho quis ouvir as histórias?


UMA SÓ VEZ ( ) MAIS DE UMA VEZ ( )


Você somente leu as histórias?


SIM, SOMENTE LIR ( )
FIZ A LEITURA E TAMBÉM CONVERSEI SOBRE A HISTÓRIA ( )
FIZ A LEITURA E PEDIR QUE ELE RECONTASSE ( )

Seu filho tem pedido que você leia para ele, mesmo quando não vai livro do projeto?

NÃO ( ) SIM ( ) ÀS VEZES ( ) DIARIAMENTE ( )

Como você considera a idéia de enviar um livro para leitura em família?

PERCA DE TEMPO ( ) MOTIVADORA PARA A CRIANÇA ( ) DESGASTANTE PARA OS PAIS QUE TEM QUE LER PARA OS FILHOS ( ) REGULAR POIS NÃO É UMA EXPERIÊNCIA MUITO BOA POIS EXIGE MUITO DOS PAIS ( ) OUTRA OPINIÃO ( ) qual? ________________________________________ __________________

Deixe aqui registrada a sua opinião, crítica ou sugestão. ________________________________________ ____________________________


________________________________________ _
Assinatura do Pai, Mãe ou Responsável.

 Meus Trabalhos Pedagógicos, Atividades e Projetos para Educação Infantil

6 comentários:

  1. ola Fatima somos Amanda e Sílvia adoramos seu blog. estamos em certa dificuldade de postar nossa colaboração nos ajude.

    ResponderExcluir
  2. ATIVIDADE ENSINO FUNDAMENTAL - PROJETO IDENTIDADE


    ATRAVÉS DAS FIGURAS PEDIR PARA OS ALUNOS MONTAR UMA REDAÇÃO TEMA SOBRE ROTINA DA MINHA FAMILIA (O QUE MINHA FAMILIA FAZ NO DIA-A-DIA - PROJETO IDENTIDADE).

    DICA: COLOCAR AS FIGURAS EM SEQUENCIA E CRIAR A REDAÇÃO. UTILIZE A IMAGINAÇÃO E BOA REDAÇÃO.

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana e Silvia ! desculpas pela falta de respostas eu tenho respondido no fórum.mas vou enviar como ostar atividades ok? até mais!! bjs

    ResponderExcluir
  4. então tah eu coloquei algumas coisas como a entrevista de walcir carrasco pegue lah porque para postar ai eu não sei qual é o seu recurso, ou então a gente compartilha o blog pedagogia agora e sempre.esse ai do projeto e musica é bem importante para o ensino em si.

    ResponderExcluir
  5. Oração do Professor
    "Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar e por fazer de mim um professor no mundo da educação. Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons. São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na raça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento. Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também o sofrimento que me fez crescer e evoluir. Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar. Senhor! Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir. Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho . Obrigado, meu Deus, pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém!"

    ResponderExcluir