Amarelinha,
empinar papagaios, jogar pedrinhas (5 Marias), entre outras que foram
transmitidas de geração em geração, através do conhecimento que permanecem na
memória infantil. Percebemos que as novas tecnologias vêm afastando as nossas
crianças destas brincadeiras de rua, realizadas nos momento de lazer.
É muito
comum se ouvir, que a Educação Infantil não é importante para a formação das
crianças, pois elas só brincam.Mas esquecem que brincar é a forma privilegiada
da criança se conhecer melhor, compreender e explorar o mundo, desenvolvendo
suas habilidades cognitiva, motora, emocional e social, além de podermos com
isso conhecer melhor as necessidades das crianças e suas habilidades.Este
momento é fundamental na formação da criança, pois é o momento em que a criança
realiza seus desejos, fantasias e é estimulada.
Dessa forma
podemos concluir que em todas as entrevistas o brincar está relacionado com
deixar a vida mais alegre, onde a criança fica feliz, se realiza, além disso é
nas brincadeiras que elas aprendem a ter limites, respeitar as regras e superar
suas dificuldades individuais.
Brincadeiras
Atuais e Antigas e suas descrições
·
"Pular
Elástico Rimado" (Atuais)
Descrição:
As crianças recitam um versinho ao mesmo tempo em que saltam ou seguram o elástico para uma amiga.Ex:
“Papai, mamãe
Pula dentro
Pula fora
Pula em cima e
Casca fora”
·
“Cabra cega (Atuais)
Descrição:
Para essa brincadeira são necessárias,
no mínimo, 3 pessoas. Um dos participantes deve ser a cabra-cega e ter os olhos
vendados com um lenço.
Todos devem tentar fugir, pois o objetivo da cabra-cega é achar alguém e adivinhar quem é essa pessoa. Enquanto a brincadeira acontece, os participantes fazem um jogo de perguntas e respostas, o que ajuda a cabra-cega a localizar os outros pela audição.Ex:
- Cabra-cega, de onde você veio?
- Vim lá do moinho.
- O que você trouxe?
- Um saco de farinha.
- Me dá um pouquinho?
- Não.
No momento em que a cabra-cega pega alguém, ela deve dizer o nome da pessoa que ela acha que pegou. Caso acerte, o encontrado vira a cabra-cega, senão, deve continuar tentando.
Todos devem tentar fugir, pois o objetivo da cabra-cega é achar alguém e adivinhar quem é essa pessoa. Enquanto a brincadeira acontece, os participantes fazem um jogo de perguntas e respostas, o que ajuda a cabra-cega a localizar os outros pela audição.Ex:
- Cabra-cega, de onde você veio?
- Vim lá do moinho.
- O que você trouxe?
- Um saco de farinha.
- Me dá um pouquinho?
- Não.
No momento em que a cabra-cega pega alguém, ela deve dizer o nome da pessoa que ela acha que pegou. Caso acerte, o encontrado vira a cabra-cega, senão, deve continuar tentando.
·
Amarelinha (Antiga)
Descrição:
Primeiro desenhe no chão um diagrama;
O jogador que for jogar fica no inferno e lança uma pedra, mirando no número 1.
Se acertar, pula num pé só no número 2 e depois no 3. Em seguida, pula colocando um pé no número 4 e o outro no 5 (as asas). Pula de novo com um pé só no número 6 (o pescoço) e pisa com os dois pés no céu (que também é chamado de lua).
Para voltar, faz a mesma coisa, abaixando um pouco no número 2 para pegar a pedra que ficou no número 1, pulando depois para o inferno.
Começa tudo de novo, só que dessa vez, tem de mirar a pedra no número 2 e pular num pé só direto no número 3. E assim vai a brincadeira, até que o jogador erre e passe a vez para o próximo companheiro. Quem sai do jogo, quando volta, começa de onde errou.
·
Passa
Anel (Antiga)
Descrição:
Escolher
quem vai ser o passador de anel.
O Passador põe o anel entre suas mãos, que estão encostadas uma na outra.
Os outros jogadores ficam um ao lado do outro, com as palmas das mãos encostadas como as do passador de anel.
O passador passa as suas mãos no meio das mãos de cada um dos jogadores, deixando cair o anel na mão de um deles sem que ninguém perceba. Quando tiver passado por todos os jogadores, o passador pergunta a um deles: "Quem ficou com a anel ?".
Se acertar, é o novo passador. Se não, paga o castigo que os jogadores mandarem.
O passador repete a pergunta até alguém acertar. Quem acerta é o novo .
Bibliografias:O Passador põe o anel entre suas mãos, que estão encostadas uma na outra.
Os outros jogadores ficam um ao lado do outro, com as palmas das mãos encostadas como as do passador de anel.
O passador passa as suas mãos no meio das mãos de cada um dos jogadores, deixando cair o anel na mão de um deles sem que ninguém perceba. Quando tiver passado por todos os jogadores, o passador pergunta a um deles: "Quem ficou com a anel ?".
Se acertar, é o novo passador. Se não, paga o castigo que os jogadores mandarem.
O passador repete a pergunta até alguém acertar. Quem acerta é o novo .
http://brincadeirasderua.wordpress.com/2010/03/19/elastico-rimado/
http://vemaquinomeublog.blogspot.com/2010/12/secao-nostalgia-pulando-elastico.html
http://seceducacaoata.blogspot.com/2010/11/escola-resgata-brincadeiras.html
http://search.babylon.com/imageres.php?iu=https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHFRhyx04TzvUkp5ZYwjePZrmAF_YBNWoMHVFaQV-BTvdvpjSx1oKeqjaLvyBX4D9smK9_Mfl6PKh4z254rauHyJjjX1io_vQTP_rZGpXAp6vXLLK59AdaVMBZUHZ9FVAURnekX8HxUatP/s320/passa+anel.jpg&ir=http://censaescolainfantil2009.blogspot.com/2010/08/turma-da-tia-shirley-se-divertindocom.html&ig=http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQcT_Wp-a1616tPuXZqLixfKWBfIYoxuk0o79MHQDh1ei8aecAFnIpOtQ&h=240&w=320&q=passa
anel&babsrc=NT_sshttp://blog.educacional.com.br/2_periododelta/2011/05/27/amarelinha/
http://www.qdivertido.com.br/verbrincadeira.php?codigo=10#ixzz1WlKih0hI
http://www.edasuaepoca.blogspot.com
realmente as brincadeiras foram importante para a nossa aprendizagem , mas infelizmente trocaram pela tecnologia. e pela violência urbana, mas podemos resgatar e levar aos nossos alunos que tal?
ResponderExcluiradoreii isso foi legual saber de tudo q eu vi agora
ResponderExcluirMUITO BOM MESMO,ME SERVIU BASTANTE NUM PROJETO QUE DESENVOLVI SOBRE BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS DO ONTEM E DE HOJE!
ResponderExcluirATT. SULAMITA
Ótimo! me ajudou na elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso!
ResponderExcluirTem mais brincadeiras atuais não?
ResponderExcluirCasinos in Philadelphia by the Casino at DRM CGE
ResponderExcluirPhiladelphia is 나주 출장안마 home to over 1,000 과천 출장마사지 slot machines, including some with the largest 강릉 출장샵 slot machines. 이천 출장샵 The 대전광역 출장안마 casinos' locations have been named after casinos