domingo, 3 de junho de 2012

Projeto Pedagógico


PROJETO PEDAGÓGICO



 DESCOBRIMENTO DO BRASIL



Disciplinas: artes e história

Publico alvo: alunos de 8 anos/ 3ºano

Duração: 2 semanas

Possibilidades: - Incentivo a pesquisa

                         - A leitura e interpretação de texto

                         - O espírito em equipe



Introdução



Neste projeto sobre história do Brasil, dirige-se aos estudantes de 3º ano do ensino fundamental, com o propósito do conhecimento e a interação com a história do descobrimento do Brasil, que será retratado um recorte do passado feito pelos historiadores a partir de suas descobertas e dados que conseguiu reunir. Será especificada a chegada dos portugueses no Brasil, como ocorreu á descoberta, qual o meio de transporte usado para chegar até aqui, quem descobriu e quem habitava nas terras antes do descobrimento do Brasil.



 Em busca de metais preciosos e de produtos que pudessem ser comercializados na Europa, alguns portugueses, comandados por Cabral, chegaram à costa brasileira em abril de 1500.

 A primeira visão foi de um morro, e, ao desembarcarem, se surpreenderam com a presença de seres humanos em terras tão distantes. Esse Brasil, habitados pelos povos indígenas e incompreendidos pelos portugueses, era muito diferente do Brasil de hoje.  (Flávio Berutti)



Justificativa

 Ensinar história para crianças não é tarefa das mais fáceis, sobretudo, ensinar história em forma teatral facilitará o entendimento dos alunos e eles prestariam mais atenção. Pois o teatro é um excelente meio de aprendizagem que consegue uma maior absorção do conteúdo e a concentração por mais tempo das crianças. Ao assistir a peça teatral os alunos terão uma visão ampla de como se deu o descobrimento no brasil.



Objetivo geral

 Fazer com que os alunos tenham interesse pela leitura, que adquirem conhecimentos sobre a história do Brasil e que aprendam a trabalhar em equipe com maior interação com os colegas.



Objetivos específicos

- Orientar os alunos do papel fundamental da pesquisa sobre os conhecimentos históricos.

- Conscientizar os alunos sobre a importância da interação com os colegas.

- Resgatar nos alunos o interesse pela história do brasil.



Métodos

- Será dada uma aula expositiva para explicar sobre o tema do projeto.

- Pedir para os alunos pesquisarem em livros de história, internet e revistas sobre o assunto descobrimento do brasil.

- A classe toda fará a leitura dos textos e em seguida será montadas as trechos que serão apresentadas na peça de teatral.

- Farei com a ajuda dos alunos a confecção dos figurinos e marcaremos o espaço onde será apresentada a peça.



Metodologia

 1º passo: escreverei na louza sobre o projeto que será realizado, e, que será uma peça de teatro para retratar o descobrimento do Brasil.

 2º passo: promover uma roda de conversa para discutir sobre o assunto do projeto. Ver o que os alunos já sabem sobre o tema e o que eles poderão aprender.

 3º passo: trazer alguns livros de história do Brasil, e, propor aos alunos que pesquisem sobre o tema descobrimento do Brasil para a realização da peça teatral.

 4º passo: faremos a seleção dos textos que serão interpretados pelos alunos.

 5º passo: esta aula será destinada para confeccionar os figurinos que os atores usarão na interpretação da peça.

 6º passo: iniciaremos o ensaio para que a realização da peça teatral seja um sucesso.











Cronograma de aula



1ª semana
2ª semana
Atividades
Dias e hora
Atividades
Dias e hora
Pesquisa
1ºdia 1h
Confeccionar figurinos
6ºdia 2h
Pesquisa
2ºdia 1h
Ensaio
7ºdia 2h
Montar texto
3ºdia 2h
Ensaio
8ºdia 2h
Distribuir falas e personagem
4ºdia 1h
Ensaio
9ºdia 2h
Confeccionar figurinos
5ºdia 2h
Apresentação da peça
10ºdia 4h









Recursos

Louza, giz, revistas, livros, tecidos, tesoura, papel cartolina, cola, agulha e linha.



Considerações

Espero que com esse projeto os alunos possam ter conhecimento necessário sobre a disciplina de história, que eles aprendam a gostar de ler, e, continuem interagidos com os colegas para a participação de várias outras peças de teatro.







Bibliografia



Fundamentos do Trabalho Pedagógico, Godoy, Anerita Cristina de Souza, Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

História do Brasil, Fausto, Boris, 9ª. Ed.-São Paulo: Editora Edusp, 2001.

Brasil, 500 anos de esperança/ Flávio Costa Berutti, RHJ LIVROS LTDA.
















2 comentários: